O que é uma entrevista de emprego e como se preparar?

Uma entrevista de emprego é um processo no qual um candidato a emprego é questionado por um empregador, representante da empresa  ou contratador profissional com o objetivo de avaliar o seu perfil e determinar se é o trabalhador adequado para a vaga em questão.

As perguntas geralmente são feitas oralmente e podem ser realizadas individualmente ou em grupo. O objetivo da entrevista é fornecer ao empregador uma oportunidade de conhecer melhor o candidato e avaliar se ele tem as skills, a experiência e a personalidade necessárias para o trabalho.

O que acontece numa Entrevista de Emprego?

Durante uma entrevista de emprego, o entrevistador pergunta ao candidato sobre o seu histórico profissional, competências e qualificações. O entrevistador também pode fazer perguntas sobre o motivo pelo qual o candidato quer trabalhar para a empresa em questão e como ele se encaixa com os valores e com a cultura da empresa. Para além disso, o entrevistador também pode pedir ao candidato para falar sobre problemas específicos que enfrentou no passado, expondo a forma como os resolveu.

A entrevista também é uma oportunidade para o candidato perguntar ao entrevistador sobre a empresa e o trabalho em questão. Isso pode ajudar o candidato a entender melhor se o trabalho é uma boa opção para o seu percurso profissional e se a empresa é um lugar onde gostaria efetivamente de trabalhar.

Normalmente, a entrevista de emprego dura cerca de 30 minutos a uma hora. No final da entrevista, o entrevistador pode perguntar se o candidato tem alguma dúvida ou se há algo que gostaria de acrescentar. É importante que o candidato aproveite essa oportunidade para perguntar qualquer coisa que queira saber e para reiterar o seu interesse pelo trabalho.

Como se preparar para uma Entrevista

É importante “fazer o trabalho de casa” antes de ir a uma entrevista, por isso, deixamos algumas dicas para se preparar bem para uma entrevista de emprego:

  1. Pesquise sobre a empresa – faça uma pesquisa sobre a empresa em questão, incluindo o seu histórico, missão, valores e produtos ou serviços que oferece. Isto pode ajudá-lo a entender melhor a cultura da empresa e a ter uma ideia de como se encaixa com a sua própria visão e valores;
  2. Reveja o currículo – certifique-se de que o seu currículo está atualizado e reflete suas competências e experiências mais relevantes para o trabalho em questão;
  3. Pense nas perguntas que podem ser feitas – faça uma lista de perguntas comuns que podem ser feitas durante uma entrevista de emprego e pense nas suas respostas, desta forma, vai sentir-se mais confiante e preparado durante a entrevista;
  4. Escolha a roupa adequada – selecione uma roupa que seja apropriada para a ocasião e que reflita a cultura da empresa, sem abafar a sua personalidade;
  5. Chegue cedo – chegue com tempo extra à entrevista, para se acalmar e preparar;
  6. Seja cordial e profissional – durante a entrevista, mantenha uma postura profissional e seja cordial com o entrevistador. Sorria, faça contato visual e tenha um aperto de mão firme;
  7. Faça perguntas – a entrevista não é apenas uma oportunidade para o entrevistador avaliar o seu perfil, mas também é uma oportunidade para aprender mais sobre a empresa e o trabalho em questão. Portanto, prepare algumas perguntas para fazer ao entrevistador.

Exemplos de Perguntas numa Entrevista

As perguntas variam em função do cargo e da empresa, mas estes são alguns exemplos de perguntas comuns que podem ser feitas durante uma entrevista de emprego:

  1. Conte-me um pouco sobre si mesmo.
  2. Qual é o seu maior fracasso profissional e o que aprendeu com ele?
  3. Por que quer trabalhar para a nossa empresa?
  4. Qual é a sua maior realização profissional até agora?
  5. Como lida com o stress e prazos apertados no trabalho?
  6. Qual é a sua estratégia para resolver conflitos no trabalho?
  7. Como se mantém atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias no seu campo?
  8. Como lida com críticas construtivas?
  9. Conte-me sobre um projeto pelo qual tenha trabalhado recentemente e como contribuiu para o seu sucesso.
  10. Onde se vê daqui a cinco anos?
  11. Qual foi a sua maior dificuldade no trabalho até agora e como a superou?
  12. Por que deixou o seu último emprego?
  13. Quais são as suas principais fraquezas e como planeia melhorar?
  14. Como lida com o fracasso?
  15. Qual é a sua maior força e como isso pode ser útil para o trabalho em questão?
  16. Conte-me sobre um problema complexo que tenha resolvido no passado.
  17. Como lida com as mudanças no trabalho?
  18. Qual é a sua maior paixão fora do trabalho?

É muito importante que esteja preparado para responder a perguntas sobre o seu histórico profissional, competências e qualificações, bem como para perguntar ao entrevistador sobre a empresa e o trabalho em questão.

Uma entrevista de emprego é um processo no qual um candidato a emprego é questionado por um empregador, representante da empresa  ou contratador profissional com o objetivo de avaliar o seu perfil e determinar se é o trabalhador adequado para a vaga em questão. As…