Dicas Currículos

O que é um Currículo Infográfico e que elementos deve ter?

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Um currículo infográfico é uma forma criativa de apresentar o seu cv. Deve ser conciso, direto e apelativo e conter as informações essenciais para que possa ser contactado para uma entrevista.

Currículo Infográfico

Apesar do carácter criativo e original do currículo infográfico, este deve conter elementos fundamentais presentes nos outros curriculum vitae.

Nome, informações de contacto, resumo de qualificações académicas e percurso profissional são informações fundamentais e que não devem ser deixadas de lado.

Informações que deve preencher no Currículo Infográfico

Dados Pessoais
Nome, cidade e país, contacto telefónico (preferencialmente telemóvel), email, número de telemóvel e eventualmente perfis nas redes sociais. Poderá ainda acrescentar outros dados, como carta de condução, no caso de serem relevantes para a vaga de emprego a que se candidata.

Experiência Profissional
Adicione os os locais onde já trabalhou, colocando o nome da empresa, a duração (coloque o trabalho mais recente em primeiro lugar)  e as principais funções e responsabilidades exercidas.

Habilitações Académicas
Liste os cursos, pós graduações e/ou especializações adquiridos ao longo do tempo por ordem cronológica inversa (cursos mais recentes em primeiro lugar), mencionando as principais áreas e competências adquiridas.

Competências Relevantes
Refira quais as suas principais competências a diversos níveis: linguístico (outra línguas como inglês ou alemão), informático (programas que domina), a nível relacional (trabalho em equipa, proatividade) e outras relevantes na sua área de trabalho.

Hobbies 
Enumere, de forma direta e concisa, o que gosta de fazer nos seus tempos livres. Esta informação é relevante para que os recrutadores percebam melhor a sua personalidade e que tira tempo para lazer.

Ferramentas para criar um Currículo Infográfico

Ter uma veia criativa é, claramente, uma vantagem. No entanto, se o design não é a sua praia, poderá ter de recorrer a profissionais da área ou utilizar sites ou aplicações que o ajudam a criar um currículo infográfico à sua medida.

Deixamos algumas ferramentas online que pode utilizar para criar um currículo ideal para o seu perfil:

Quer utilize uma ferramenta online, contrate um designer ou se aventure a criar o seu próprio currículo infográfico, compile a informação relevante para a vaga que está a concorrer (confira as informações do ponto anterior).  Inspire-se e escolha o estilo e as cores mais adequadas ao seu perfil.

No final reveja cada área do currículo infográfico para ter a certeza que não existem erros ortográficos ou informação incorreta. Salve em formato PDF e já está pronto para enviar!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Empreendedora, formada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto desde 2002.
Formadora Certificada, Editor Manager e Content Marketing do Modelocv.com